8º Congresso da FEQUIMFAR aprova propostas de lutas para o ramo químico
Durante o 8º Congresso da Fequimfar, representantes dos sindicatos filiados à entidade discutiram propostas e definiram os caminhos a serem seguidos pela categoria nos próximos quatro anos.
Realizado na cidade de Praia Grande, SP, nos dia 21, 22 e 23 de julho, o congresso da Fequimfar – Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo teve como tema os “desafios, objetivos e metas” e discutiu matérias sobre saúde do trabalhador, redução da jornada de trabalho e comunicação sindical, entre outros.
Com a participação de personalidades como o ministro do trabalho e emprego Manoel Dias (21/7) e o ex-ministro da previdência social e prefeito de São Bernardo do Campo Luiz Marinho, no dia 22 aconteceu uma palestra com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na qual ele falou por quase uma hora sobre crise internacional, crescimento econômico, geração de empregos e educação. “Somente a educação é capaz de garantir que as pessoas se tornem iguais. Eu digo sempre que o dia em que o filho da empregada doméstica estiver sentado na escola, ao lado do filho da sua patroa, nós atingiremos o status social que sonhamos construir neste país um dia”, disse Lula.
No mesmo dia os trabalhos do congresso continuaram com a discussão dos temas pelos grupos.
No último dia do encontro aconteceu a plenária final na qual todos os delegados para o congresso votaram e aprovaram os temas propostos. Veja abaixo o temário completo do 8º Congresso da Fequimfar.
Saúde do Trabalhador; Aposentadoria; Qualificação Profissional; Redes Sindicais; Redução da Jornada de Trabalho; Momento Atual e Perspectivas Futuras do Movimento Sindical; Inserção de Trabalhadores com Deficiência no Mercado de Trabalho; Políticas de Gênero; Políticas para a Juventude; Políticas de Raça e Etnia; Comunicação Sindical.