Edição fevereiro | 2015
CATEGORIA TERÁ CONGRESSO NO PRIMEIRO SEMESTRE
Durante a primeira reunião da diretoria do sindicato neste ano, realizada na manhã do dia 22 de janeiro, foram discutidos pontos importantes para a continuidade das lutas e organização dos trabalhadores. Entre os vários temas debatidos, a diretoria decidiu pela realização do congresso da categoria, que deve acontecer ainda no primeiro semestre de 2015, entre junho e julho.
Reunião da diretoria do sindicato realizada em janeiro definiu que é importante a realização do congresso no primeiro semestre deste anoO congresso é a maior instância de deliberação da categoria. Nele serão debatidos vários assuntos como direitos trabalhistas, movimento sindical na atual conjuntura nacional, plano de lutas para o próximo período e adequação do estatuto às novas regras, entre outros.
O companheiro Antônio José dos Santos Filho, o Tonhão, ex diretor do sindicato dos metalúrgicos de Campinas que possui grande experiência na organização de eventos desse porte já está ajudando a diretoria na organização dessa tarefa. O encontro deve acontecer ainda no primeiro semestre deste ano e terá o local e data definidos em breve.
SETOR FARMACÊUTICO INICIA CAMPANHA SALARIAL
No último dia 4 de fevereiro foi realizado o Seminário de Negociação Coletiva do setor industrial farmacêutico. O encontro aconteceu no auditório da Fequimfar (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo) e contou com a participação de diretores dos sindicatos filiados. Nele foram avaliados o desempenho do setor no último ano e debatidos vários pontos que farão parte da pré-pauta de reivindicações da categoria.
FOTO: IMPRENSA FEQUIMFAR Seminário de Negociação Coletiva do setor industrial farmacêutico, no auditório da FequimfarEntre os temas discutidos estão o aumento real dos salários, reposição das perdas salariais, PLR (participação nos lucros e resultados), saúde e segurança e outros que farão parte da campanha salarial.
A data base da categoria é 1º de abril.
ACONTECE NA BASE
Acidente Weidplas
O sindicato recebeu uma denúncia contra a Weidplas, de Piracicaba, onde um trabalhador sofreu acidente de trabalho e a empresa não teria aberto a CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho). Após o ocorrido, o sindicato convocou a empresa para uma reunião e, além do problema da CAT, foram discutidos temas como a implantação da NR-12 (Norma Regulamentadora nº 12) e a Convenção Coletiva de Máquinas Injetoras, que justamente possuem diretrizes para a prevenção de acidentes.
A empresa alegou que preencheu a CAT corretamente, mas houve uma falha administrativa no envio do documento ao sindicato e garantiu que não voltará a acontecer. A comunicação do acidente de trabalho deve ser feita até o primeiro dia útil após o acidente, sob pena de multa, (art. 22 da Lei nº 8.213/91) e deve ser preenchida em decorrência de qualquer acidente de trabalho na empresa. A comunicação tem quatro vias e é enviada ao INSS, ao sindicato da categoria além de uma via que deve ficar com o segurado ou seu dependente e outra com a empresa.
A Weidplas também assumiu o compromisso de enviar relatórios trimestrais informando ao sindicato sobre o processo de enquadramento à Convenção Coletiva de Máquinas Injetoras e, da mesma forma, sobre a NR 12, a norma que define referências técnicas, princípios fundamentais e medidas de proteção para garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores.
O sindicato vai acompanhar o enquadramento e a implantação das normas na empresa e, dessa forma, mantém aberto o canal de comunicação com os trabalhadores para que façam as denúncias sempre que existir algum problema relacionado à categoria.
PLR Greiner
Depois de muita discussão entre o sindicato e representantes da Greiner Bio-One, de Americana, os trabalhadores da empresa conquistaram um aumento de 20% na PLR (Participação nos Lucros e Resultados) referente a 2014. Segundo o diretor do sindicato Kleber Roberto, esta foi uma das negociações mais difíceis deste ano. “Mesmo depois de a empresa alegar que o ano passado não foi lucrativo, conquistamos o aumento no valor da PLR, que passou de R$ 1.030 para R$ 1.236, quantia que representa uma grande conquista para os companheiros da Greiner”, disse Kleber.
A empresa ainda afirmou que está finalizando o plano de metas para a PLR, a partir de 2016.
Subsede Piracicaba
Devido ao grande número de empresas e, consequentemente, de trabalhadores na região de Piracicaba, desde o segundo semestre de 2014, o diretor Kleber Roberto está coordenando os trabalhos do sindicato na cidade.
FUTEBOL SOCIETY
A segunda edição da Copa dos Químicos de Futebol Society já está com as inscrições abertas e tem o início previsto para o próximo mês. A novidade deste ano é a realização do torneio, simultaneamente, nas três cidades onde o Sindicato mantém a sede e subsedes, ou seja, em Americana, Limeira e Piracicaba.
Podem ser inscritos times com até 12 jogadores, incluindo o goleiro e todos devem ter um técnico/responsável pela equipe.
Serão premiadas as duas equipes finalistas, o artilheiro e o goleiro menos vazado da competição. A equipe mais disciplinada também receberá um troféu.
Segundo o presidente Fabrício Cardoso Cangussu, “vamos realizar o torneio de futebol society de maneira simultânea, em Americana, Limeira e Piracicaba, com a intenção de promover a integração dos trabalhadores de todas as cidades que fazem parte da base. Além disso, vamos premiar a equipe mais disciplinada, aquela que tiver o menor número de cartões, como forma de incentivar a prática do esporte sem violência”, disse Fabrício.
Para a inscrição dos times, cada responsável/técnico deve retirar a ficha de inscrição juntamente com o regulamento do torneio na sede ou nas subsedes do sindicato, nos endereços indicados abaixo. O prazo para inscrição vai até às 16 horas do dia 13 de março.
Dentro de alguns dias a diretoria deve anunciar a data de início do torneio e os locais onde ele vai acontecer.
Sede Americana – Rua dos Estudantes, 115 – Cordenonsi
Subsede Limeira – Dr. Trajano Camargo de Barros – 1602 – Centro
Subsede Piracicaba – Rua Benjamin Constant, 1784 – Centro