Compartilhe:

Edição agosto | 2014

Postado por Sindicato em 13 de agosto de 2014

8º Congresso da FEQUIMFAR aprova propostas de lutas para o ramo químico

Realizado na cidade de Praia Grande, SP, nos dia 21, 22 e 23 de julho, o congresso da Fequimfar – Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo teve como tema os “desafios, objetivos e metas” e discutiu matérias sobre saúde do trabalhador, redução da jornada de trabalho e comunicação sindical, entre outros assuntos.

No dia 22 aconteceu uma palestra com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na qual ele falou por quase uma hora sobre crise internacional, crescimento econômico, geração de empregos e educação. “Somente a educação é capaz de garantir que as pessoas se tornem iguais. Eu digo sempre que o dia em que o filho da empregada doméstica estiver sentado na escola, ao lado do filho da sua patroa, nós atingiremos o status social que sonhamos construir neste país um dia”, disse Lula.

No mesmo dia os trabalhos do congresso continuaram com a discussão dos temas pelos grupos. No último dia do encontro aconteceu a plenária final na qual todos os delegados para o congresso votaram e aprovaram os temas propostos.

Estiveram presentes no evento o ministro do trabalho e emprego Manoel Dias, que participou da abertura e o ex-ministro da previdência social e também do trabalho, o atual prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho.

Abaixo, veja todos os temas que foram discutidos no 8º Congresso da Fequimfar.

Saúde do Trabalhador; Apo-sentadoria; Qualificação Profissional; Redes Sindicais; Redução da Jornada de Trabalho; Momento Atual e Perspectivas Futuras do Movimento Sindical; Inserção de Trabalhadores com Deficiência no Mercado de Trabalho; Políticas de Gênero; Políticas para a Juventude; Políticas de Raça e Etnia; Comunicação Sindical.

8º Congresso FEQUIMFAR

 D Hermon – Promotor determina pagamento de multa em favor de entidades assistenciais

Apae e Comunidade Geriátrica, ambas de Nova Odessa, serão beneficiadas

A empresa D Hermon Essências, de Nova Odessa, assinou um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) na Procurado-ria Regional do Trabalho, em Campinas, no qual se comprometeu a pagar multa no valor de R$13 mil, por deixar de cumprir, dentro do prazo, outros dois TACs.

A multa se refere aos termos firmados anteriormente (2008 e 2013), nos quais a empresa deixou de cumprir alguns itens como intervalo mínimo para descanso dos trabalhadores e treinamento dos funcionários em procedimentos para atuação em situações de emergência com produto químico.

Segundo o TAC assinado, o Procurador do Trabalho Mário Antonio Gomes determinou que a empresa pagasse o valor citado, dividido entre duas entidades, a escolha da empresa e em bens materiais.

Os trabalhadores da D Hermon tiveram as reivindicações atendidas e as entidades Apae e Comunidade Geriátrica, ambas de Nova Odessa, foram beneficiadas com o valor da multa, revertido em bens materiais.

Para Fabrício Cardoso Cangussu, presidente do Sindicato dos Químicos de Americana e Região, “a decisão do Procurador do Trabalho é muito importante, pois o pagamento para as entidades assistenciais tem caráter educativo e pode chamar a atenção de outros empregadores para que fiquem atentos e cumpram, integralmente, as leis trabalhistas”, disse.

A empresa deve comprovar que fez as doações com recibo assinado pelas entidades beneficiadas e apresentação da nota fiscal de compra dos produtos.

 Laboratório Tayuyna deve pagar adicional de periculosidade

Depois de recorrer da condenação, o Laboratório Tayuyna teve recurso negado e deve pagar o adicional de periculosidade para os funcionários que fazem parte do processo movido pelo sindicato. É importante lembrar que funcionários desligados da empresa antes de 23/09/2006 não têm direito ao recebimento do adicional, devido ao prazo de prescrição.

A base para o cálculo do adicional será de 30% do salário base e deve ter incidência nas horas extras, décimo terceiro salário, férias, FGTS, além do descanso semanal remunerado (DSR) para os que não são mensalistas.

No momento o processo está em fase de liquidação de sentença, o que quer dizer que os valores que cada trabalhador terá direito a receber estão sendo calculados por um contador.

 Seminário define pré-pauta da Campanha Salarial 2014/2015

Aconteceu entre os dias 6 e 7 de agosto, em Praia Grande – SP, o Seminário de Negociação Coletiva dos setores químico e plástico da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo – FEQUIMFAR.

No evento, os dirigentes sindicais debateram temas como o cenário econômico do setor e estratégias para a negociação coletiva.

Ao final do Seminário, os dirigentes sindicais e diretores da FEQUIMFAR aprovaram a pré-pauta que, entre outros itens, traz o aumento no piso salarial, reajuste de salários com reposição da inflação mais aumento real e participação nos lucros e resultados.

Em setembro será realizada uma assembleia na sede da FEQUIMFAR, em São Paulo, na qual, se aprovada, a pauta será entregue aos representantes patronais do Grupo CEAG 10, da Fiesp – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo.

Dirigentes sindicais votam pela pré-pauta da Campanha Salarial 2014/2015
Dirigentes sindicais votam pela pré-pauta da Campanha Salarial 2014/2015

 Copa dos Químicos de Futebol Society

Sucesso total foi a 1ª Copa dos Químicos de Futebol Society, realizada entre março e junho deste ano. Participaram do torneio equipes de empresas de Americana, Nova Odessa e Santa Bárbara.

Os finalistas foram TBI, de Nova Odessa e Esper Embalagens, de Santa Bárbara. A equipe barbarense conquistou o título do campeonato e, de quebra, o troféu de artilheiro com o atacante goleador Gilmar da Silva Ferreira, que marcou nada menos que 17 gols.

Ano que vem tem mais.

Equipe da TBI ficou com o vice campeonato e o time da Esper sagrou-se campeão
Equipe da TBI ficou com o vice campeonato e o time da Esper sagrou-se campeão

Lula fala para dirigentes sindicais no congresso da FEQUIMFAR

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi convidado a participar do 8º Congresso da FEQUIMFAR e, na terça-feira (22), proferiu uma palestra aos participantes do evento.

Lula falou sobre a crise internacional, crescimento econômico, educação e geração de empregos. “Eu fiquei desempregado em 1965 e passei um ano e meio andando pela Via Anchieta, passando de fábrica em fábrica e só ouvia não”. Lula disse ainda que nós nunca tivemos uma geração de empregos tão grande como nos últimos doze anos e que jamais imaginou que o Brasil teria uma taxa de desemprego menor do que muitos países europeus.

Lula afirmou ainda que “é muito fácil controlar a inflação demitindo trabalhadores e arrochando salários” e que “o compromisso do governo nos últimos 12 anos tem sido manter a inflação dentro da meta, fato que tem melhorado a vida de todos os trabalhadores”.

No final, o presidente da Federação Sérgio Luiz Leite, disse que a categoria teve muitas conquistas nos últimos anos, como a jornada de 40 horas semanais para o setor farmacêutico e 20% de aumento real.

O ex presidente Lula durante palestra aos delegados do 8º Congresso da FEQUIMFAR

O ex presidente Lula durante palestra aos delegados do 8º Congresso da FEQUIMFAR

 O assédio sexual no trabalho

O assédio sexual no ambiente de trabalho consiste em constranger colegas por meio de cantadas e insinuações constantes com o objetivo de obter vantagens ou favorecimento sexual. Essa atitude pode ser clara ou sutil; pode ser falada ou apenas insinuada; pode ser escrita ou explicitada em gestos; pode vir em forma de coação, quando alguém promete promoção para a mulher, desde que ela ceda; ou, ainda, em forma de chantagem.

Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego

 4º Encontro de Cipas e SESMT em Praia Grande – SP

A Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas do Estado de São Paulo realiza nos dias 28, 29 e 30 de agosto o 4º Encontro Estadual de Cipa e SESMT do setor químico.

O Sindicato dos Químicos de Americana e Região está disponibilizando um ônibus para os trabalhadores cipeiros da categoria que se interessarem em participar do evento. Além da passagem, a hospedagem e a alimentação durante o evento serão fornecidas pela Federação. Os cipeiros interessados devem procurar um diretor do Sindicato ou ligar na sede ou sub sedes para mais informações.

Compartilhe: